th.blog

O Mister M da fotografia: composição

nogallery

Entreguei minha idade agora com essa referência, mas tudo vale tudo pela piadinha.

Lembram do Mister-M que explicava as mágicas na TV? Então, vamos fazer algo parecido. Eu já comentei que gosto muito de aprender em público, não acho que precise de qualquer preciosismo pra compartilhar as coisas legais que aprendo.

Eu, enquanto amador, fico muito encantado com o que aprendo e coloco em prática. Reflito que vale a pena fazer esses posts, pois:

  1. Pra mim é super divertido explicar como eu faço as coisas. Não me agrada o mistério nisso.
  2. Os profissionais talvez já não têm mais paciência ou encanto pra compartilhar as miudezas do processo, então apesar dos mais experientes já saberem de tudo isso, é informação que talvez sirva pra algumas pessoas
  3. Pra não-fotógrafos e curiosos: acho que pode ser interessante conhecer parte do processo. Eu mesmo gosto de saber tudo sobre como as coisas são feitas, sobre processos criativos, etc. Pra quem se identificar, toda essa explicação pode ser legal pra compreender o trabalho de outras pessoas.

Hoje quero falar do conceito de composição e algumas técnicas usadas pra compor melhor a imagem, e qual a diferença que isso faz.

Imagine comigo: você está numa praia, está sentindo a areia nos seus pés, o vento gostosinho do mar, o som das ondas, dos passarinhos, o cheiro do mar e também é possível enxergar a vegetação e as montanhas ao redor. Talvez você chega pra molhar os pés na água, sente o geladinho tocando seus pés.

Aí dessa posição você saca o celular e lança uma fotinha. Vc vê o resultado e pensa: Mehhh, basicamente um retângulo embaixo e outro em cima.

nogallery

Vc sente que a foto não transmite toda a experiência que vc tá sentindo. Isso faz total sentido, porque a linguagem fotográfica é muito diferente da visão humana. Enquanto enxergamos um campo muito aberto e temos outros sentidos (olfato, sons, texturas) sustentando a cena, na fotografia temos apenas a visão.

Pra piorar, a noção de perspectiva também é muito diferente. Temos dois olhos, e quando nosso cérebro combina a imagem, teremos uma diferença de perspectiva criada pela mínima distância dos olhos. Por isso que a fotografia às vezes fica meio "flat", meio sem sal, sem profundidade. Logo, a composição da fotografia precisa trabalhar esses aspectos e lidar com as limitações do sensor da câmera, afinal, o sensor é um só em comparação a dois olhos.

São dois conceitos que quero trazer hoje:

  1. Linhas-guia: Essa é uma forma de você direcionar o olhar dentro da fotografia. Ache alguma coisa que cria uma linha de um ponto a outro, geralmente terminando no "sujeito principal" ou em coisas secundárias de interesse na foto.
  2. Camadas: Lembra da parte de perspectiva? Camadas ajudam a criar um primeiro plano mais próximo, o que lembra melhor como a nossa visão se sente. Em vez de você tirar do plano as coisas que estão perto pra ficar uma imagem mais "limpa", faça o contrário! Coloque algumas coisas na frente pra introduzir a pessoa que está vendo a fotografia na cena.

Nessa foto que eu trouxe hoje, temos esses conceitos: nogallery

E ficou assim:

IMG_3804

Essa foto resgata a minha sensação de estar descansando nas pedras depois de passar um tempo na praia. Dá pra ver um pouco da vegetação ao lado, a textura das pedras está lindíssima, olhando parece que eu até escuto o som! Doideira.

É isso por hoje! Agora, tente reparar nas fotografias que você vê por aí e identificar quais são os conceitos de composição que aparecem. Nos outros posts da tag de #fotografia ou na parte de fotos você pode ver que uso esses conceitinhos em tudo. Mas tem mais alguns outros que eu quero fazer um post similar. AAAAhh se eu pudesse, ficava o dia inteiro falando sobre fotografia, arte, filmes, livros, fazendo uns posts bestas por aqui. Mas o trabalho me aguarda. Até breve!

#fotografia